top of page

BIOGRAFIA

CANTOR, MÚSICO, COMPOSITOR.

Em 2014, após um percurso ligado aos covers, dedicou-se à composição musical. Alguns anos depois entrou em estúdio para a gravação de 4 temas originais, lançados faseadamente entre 2021 e 2022. Desde então, tem pisado diversos palcos, destacando-se a presença nos festivais "Jardim Fest" e "Tremor" e a apresentação no Teatro Micaelense em 2023. No mesmo ano participou no concerto do 25º Aniversário da banda Ronda da Madrugada e em 2024 fez a primeira parte do concerto da artista Marisa Liz no Teatro Micaelense.

OS PRIMEIROS ANOS

Nascido a 08 de abril de 1980 em Ponta Delgada (S. Miguel, Açores), Nuno Cabral cresceu rodeado pelos imensos discos de vinil do seu pai. Era comum passar largas horas sentado em frente do gira-discos a ouvir com auscultadores os mais variados álbuns, abstraindo-se completamente do que se passava em seu redor. Foi nessa altura que descobriu nomes como os Beatles, os Pink Floyd ou os Queen. Por volta dos 7/8 anos começou a ter aulas de órgão, todavia, a impossibilidade de ter um teclado em casa dificultou a sua evolução levando à consequente desistência.

ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE

Na adolescência iniciou a sua ligação à guitarra acústica. Teve aulas a nível particular durante cerca de 2 anos, período a partir do qual a sua aprendizagem passou por um processo essencialmente autodidata. Os anos vividos em Coimbra durante o tempo da Universidade foram igualmente marcados pela presença da sua guitarra, contudo, sempre entre amigos e nunca ao ponto de se aventurar a tocar ao vivo.

OS WORKSHOPS

Um dos momentos marcantes do seu percurso musical foi a participação no “Workshop de Voz e Orquestra” do Hot Club de Portugal, que decorreu no Teatro Micaelense em 2007. Durante uma semana conviveu com músicos de renome e trabalhou diretamente com a professora de canto Paula Oliveira. Repetiu a experiência nas edições de 2009 e 2011. Ainda em 2007, participou igualmente no Workshop “The Zen of Screaming” com Melissa Cross no Coliseu Micaelense. Em 2013, frequentou o “Workshop de Guitarra” com o músico Sandro Norton no Ateneu Criativo em Ponta Delgada.

OS COVERS

A experiência do “Workshop de Voz e Guitarra” de 2007 trouxe, para além de muita aprendizagem, a noção de que muito mais haveria para evoluir e a certeza de que podia aventurar-se mais a sério na música. Neste sentido, no ano seguinte começou a atuar com regularidade em pequenos bares e, quase simultaneamente, surgiu a sua primeira banda de covers, os Gnosis, que após um ano de atividade e mudanças na sua formação, se tornaram nos Undercover. Esta nova banda tocou com regularidade durante cerca de seis anos, seguindo-se uma longa pausa. Desde 2022 os Undercover reúnem-se esporadicamente para alguns concertos. Simultaneamente, colaborou pontualmente com alguns outros projetos musicais e participou em várias Jam Sessions com diversos músicos regionais e nacionais.

A COMPOSIÇÃO

Em 2014 fez uma pequena pausa nos concertos ao vivo e começou a aventurar-se na composição. Nesse ano começaram a surgir os primeiros esboços que viriam mais tarde a tornar-se nas suas músicas. O regresso aos palcos fez-se em formato acústico a solo, já com alguns temas originais no alinhamento, que o levaram a festivais como o Jardim Fest (2015/2019) e o Tremor (2016) e a alguns programas televisivos regionais e nacionais. Nos Nordela Studios (S. Miguel – Açores) gravou quatro temas originais, lançados faseadamente entre 2021 e 2022. No início de 2023, no âmbito do conceito “Dentro da Caixa” do Teatro Micaelense, subiu ao palco acompanhado pelo guitarrista Tiago Franco. No mesmo ano participou no concerto dos 25 anos da banda Ronda da Madrugada. Em 2024 voltou ao Teatro Micaelense, para fazer a primeira parte do concerto da artista Marisa Liz.

bottom of page