top of page

CHEER UP - UM BRINDE À CULTURA

01 ABR 2021

Portugal

Reportagem

Reza a lenda que os primeiros anos de Nuno Cabral (@nunocabralmusic) foram passados “sentado em frente do gira-discos a ouvir os mais variados álbuns com auscultadores, alheando-se completamente do que se passava em seu redor”. Já a sua adolescência e juventude foi passada de "guitarra às costas", “sempre entre amigos e nunca ao ponto de se aventurar em tocar ao vivo”.


Desta forma, foi apenas com 27 anos que o músico açoriano pisou o palco pela primeira vez. Seguiram-se “largos anos a tocar ao vivo com projetos exclusivamente dedicados aos covers”. Em 2014, o artista decidiu afastar-se das versões e investir em trabalhos autorais.


Tudo começou com “Hey Mister” e “Last Goodbye”, composições apresentadas ao vivo na primeira edição do Festival Jardim Sagres Fest, em 2015. Este ano, reserva-nos o lançamento do seu primeiro EP.


Nuno Cabral afirma que as suas composições revelam sempre “ambientes e estados de espírito muito variados e a escolha dos temas (do EP) obedeceu a essa premissa”.


“O segundo single "This Love" é mais calmo, por comparação com a "Rush", mais emocional e introspetivo. O 3º single "Bittersweet Track", embora não seja explícito sobre o que escrevo, é um tema mais alegre e, acima de tudo, libertador! O último single "Last Memory" é uma balada muito simples e emocional, apenas com voz, piano e uma secção de cordas”, explicou.


Agora, com o primeiro tema apresentado, “Rush”, podemos também nós alhearmo-nos do que se passa ao nosso redor. Apenas por curiosidade, a capa do single foi protagonizada por Catarina Limão (@limaohandmade).


Sobre o tema “Rush”, o artista reconhece que a música foi composta pré-pandemia. No entanto, revela que a letra ganhou ainda mais significado no último ano. “Foi um ano muito desafiante, continuamos a viver tempos muito difíceis e eu próprio dou por mim a pensar que deveria seguir mais o que eu próprio escrevi nesta letra. Estamos todos desejosos por dias melhores, mas é preciso continuar a pensar no bem comum de todos e aguardar pacientemente por esse futuro melhor. E nesse sentido, "Stop, relax and breathe deeply"”!



bottom of page